ALESP realiza sessão solene em homenagem aos imigrantes japoneses

Publicado em 27 de junho de 2023

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou sessão solene no dia 26/06, para comemorar os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. O evento destacou a importância da contribuição dos imigrantes para a cultura, a gastronomia e o desenvolvimento econômico nacional e local.

A Mesa da cerimônia foi presidida pelo solicitante da solenidade, o deputado Paulo Fiorilo (PT), e composta pelo representante do Escritório das Relações Exteriores em São Paulo (Eresp), o embaixador Alfredo Camargo; cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke; presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e da Assistência Social (Bunkyo), Renato Ishikawa; e pelo deputado estadual Felipe Franco (União).

Legado da Imigração Japonesa

Em 18 de junho de 1908, chegaram 781 japoneses no Porto de Santos. Os primeiros imigrantes vieram para o Brasil com o objetivo de trabalhar nas plantações de café do Estado de São Paulo, atraídos pelas oportunidades econômicas oferecidas.

Com o tempo, muitos desses imigrantes se estabeleceram permanentemente em solo paulista, trazendo consigo suas culturas e habilidades.

“A história da imigração japonesa é marcada por uma jornada de determinação e perseverança. Os imigrantes deixaram sua terra natal para construir uma vida melhor, trazendo sua herança mais valiosa: suas tradições e valores herdados de seus ancestrais”, disse o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e da Assistência Social (Bunkyo), Renato Ishikawa, os imigrantes japoneses enfrentaram, no início, vários tipos de dificuldades. Dentre os obstáculos, estão os costumes, a comunicação, as comidas nunca experimentadas, as doenças tropicais e os desafios do trabalho, que era quase escravo.

“Muitos se mudaram para a periferia de cidades grandes, especialmente em São Paulo, construindo o Cinturão Verde, responsável pela produção de legumes, verduras e frutas, que vieram a mudar os hábitos alimentares dos brasileiros […] A presença desses descendentes impulsionou o agronegócio, como, por exemplo, a fruticultura irrigada no semiárido do Rio São Francisco, no Nordeste, cuja qualidade de produção conquistou o mercado externo”, frisou Ishikawa.

De acordo com o embaixador Alfredo Camargo, o Brasil possui a maior comunidade japonesa fora do Japão. Atualmente, são mais de 2 milhões de nipo-brasileiros.

Além disso, a diáspora japonesa em outros países, como os Estados Unidos, não manifestou sua cultura de forma tão plena e expressiva, como ocorreu em solo brasileiro. “Isso representa uma contribuição importante para o Brasil, pela qual somos muito gratos”, disse Camargo.

“A vinda dos japoneses para o Estado de São Paulo teve um impacto significativo na cultura brasileira, especialmente na gastronomia e nas artes, tais como as práticas do origami e a cerimônia do chá. Além disso, a imigração japonesa teve um grande impacto no desenvolvimento econômico local e nacional. Muitos deles tornaram-se empresários bem-sucedidos, se destacando nos setores de tecnologia, automotivo e eletrônico”, declarou o deputado Paulo Fiorilo.

O evento contou com a participação de membros da Associação, com destaque para Izumu Honda, Tomio Katsuragawa, Fábio Maeda, Rogério Kita, Coji Yanaguita, Márcia Nakano e Alexandre Kawase, entre outros.

Fonte: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=455043