Sobre a Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei

Membros da ABEBGK na posse da gestão 2018-2019
Bolsistas Gaimusho Kenshusei na posse do presidente Marcelo Shiraishi (2018)

Em 1965 o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão instituiu bolsa destinada aos jovens líderes nikkeis dos países da América Latina e Caribe, para que tivessem a oportunidade de conhecer alguns aspectos e realidades importantes do Japão.  

Nestes 55 anos de vigência da Bolsa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, mais de 200 bolsistas brasileiros de variadas profissões viajaram ao Japão para atender programa cuidadosamente preparado pelo Ministério, abrangendo, dentre outros:

  1. Aulas sobre a história, a sociedade, a cultura, a política e a economia japonesas, ministradas por professores de renomadas Universidades sediadas na Capital japonesa;
  2. Contatos com representantes do Ministério;
  3. Visita ao Parlamento Japonês;
  4. Visita a importantes empresas e a jornais de grande circulação no país;
  5. Visita à sessão de “Kabuki”, tradicional teatro japonês;
  6. Visita a diversas cidades importantes do Japão, como Kyoto e Hiroshima;
  7. Programa de convivência com famílias japonesas.

É inegável que Bolsa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão tem contribuído de forma expressiva no desenvolvimento pessoal e profissional dos Bolsistas. Além disso, é preciso ressaltar que a Bolsa tem exercido importante papel no intercâmbio cultural e histórico entre o Japão e os países da América Latina e Caribe, fortalecendo os laços de amizade entre os povos desses países.

A criação da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas “Gaimusho Kenshusei” foi um passo importante no propósito de unir todos os bolsistas brasileiros, desenvolvendo atividades úteis à coletividade.

Os Bolsistas, tanto os do passado como os futuros, devem muito ao cônsul Yasuyuki Suzuki, que atuou no Brasil por mais de 20 anos, tendo passado pelos Consulados de Belém do Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo. Foi o cônsul Yasuyuki Suzuki quem sugeriu a criação de uma associação dos Ex-bolsistas, tendo como um dos objetivos, dentre outros, a cooperação com o Consulado Geral do Japão em São Paulo na escolha de novos bolsistas. 

A Associação tem realizado encontros bianuais dos bolsistas de diversos países da América Latina. Até o momento, esses encontros foram realizados no Brasil, Peru, Argentina, México e Bolívia.

Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o encontro latino-americano foi realizado pela primeira vez em formato remoto nos dias 03, 04 e 05 de novembro do mesmo ano.

Adicionalmente, os ex-Bolsistas tem promovido encontros mensais, como em Curitiba e em São Paulo, através de jantares, “tanomoshi” e comemorações do “bonenkai” e do “shinnenkai”, nas quais tomam parte também familiares dos ex-Bolsistas.

No período de 2007 a 2012 houve uma interrupção no programa de concessão da Bolsa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Graças ao esforço pessoal do Cônsul Geral Noriteru Fukushima, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, a concessão da Bolsa foi retomada a partir de 2013.

Os ex-Bolsistas dedicam profunda gratidão ao Cônsul Geral Noriteru Fukushima que, ao longo desses anos, não tem medido esforços em ajudar os ex-Bolsistas e a Associação.