ABEGK presente na homenagem da Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em 25 de junho de 2023

Numa iniciativa conjunta dos parlamentares nikkeis, a Câmara Municipal de São Paulo realizou no dia 19 de junho, uma sessão solene em homenagem aos 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Participaram do evento o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP); os deputados estaduais Felipe Souza Murakami de Franco (União Brasil) e Márcio Nakashima (PDT); e os vereadores Aurélio Nomura (PSDB), George Hato (MDB) e Rodrigo Hayashi Goulart (PSD).

Durante a solenidade, cada parlamentar homenageou uma entidade ou personalidade de destaque na comunidade. Desta forma, os homenageados deste ano são Marcelo Hideshima (in memorian), indicado pelo vereador Aurélio; o presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, Jorge Otsuka (George Hato); a JCI Brasil-Japão (Rodrigo Goulart); o apresentador Yudi Tamashiro (Felipe Franco); o jornalista Aldo Shiguti (Márcio Nakashima); e o Movimento Água no Feijão (Kim Kataguiri).

O vereador e ex-bolsista Aurélio Nomura considera a data “extremamente marcante não só para nós, descendentes de japoneses, mas para a sociedade brasileira que acolheu nossos antepassados”. “Hoje nós vemos o resultado desse processo de adaptação, apesar de todas as dificuldades que os pioneiros passaram, com representantes nikkeis em todos os setores laboriosos da sociedade brasileira. Conquistas que fazem enaltecer nosso sentimento de gratidão aos antepassados, daí a importância de estarmos celebrando os 115 Anos da Imigração Japonesa”, destaca Nomura, que indicou para a homenagem o ex-bolsista, presidente da gestão 2015 da ABEGK, e ex-vice-presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Marcelo Hideshima, que faleceu em fevereiro deste ano. “Ele foi um grande líder e uma referência para os jovens”, destacou.

Para o também ex-bolsista Kim Kataguiri, daqui para frente, a comunidade nikkei, “deve pensar grande, à altura do legado deixado pelos nossos antepassados”.  “Acredito que a geração dos nossos avós e dos nossos pais mostrou que era possível – com muito esforço, trabalho e disciplina – vencer aqui no Brasil. Agora, acredito que a comunidade deveria ir além e liderar o processo de desenvolvimento do país”, explica o parlamentar, que homenageou o Movimento Água no Feijão – fundado pela chef Telma Shiraishi e coordenado pela diretora jurídica da ABEGK, Patrícia Murakami – como gesto de reconhecimento ao impacto que essa iniciativa teve durante a pandemia. “Fico muito feliz que essa iniciativa tenha partido de líderes da comunidade em um momento tão difícil”, destacou Kim. 

Para nós da ABEGK, é uma honra poder contribuir cada vez mais com projetos e saber que nossos associados e membros da diretoria fazem parte disso também!

Fonte: https://nipponja.com.br/sessao-solene-na-cmsp-homenageara-115-anos-da-imigracao-japonesa-no-brasil/