André Kondo é escritor, poeta e editor. Autor de várias obras premiadas, foi finalista do Prêmio Jabuti com o livro “O pequeno samurai” (FTD) e recebeu mais de 300 prêmios literários. Pós-graduado pela University of Sydney, morou na Austrália e no Japão. Viajou por mais de 60 países em busca de inspiração para a sua escrita. Explorou a Grande Muralha da China, os templos de Teotihuacan, os moais da Ilha da Páscoa, as pirâmides do Egito, as ruínas de Angkor Wat, a Cidade de Petra na Arábia. Percorreu trilhas no Himalaia, no deserto do Atacama, no Caminho de Santiago e na Trilha Inca até Machu Picchu. Escalou um vulcão ativo na Guatemala, velejou pelas ilhas do Pacífico, fez um safári fotográfico na África, mergulhou na Grande Barreira de Corais e acampou nas estepes da Mongólia. Rezou em Jerusalém, nos jardins de Lumbini no Nepal, às margens do Rio Ganges na Índia e no topo do Monte Fuji. Recebeu a Bolsa de Criação Literária ProAC do Governo de São Paulo e a Bolsa Gaimusho Kenshusei do Ministérios dos Negócios Estrangeiros do Governo do Japão. Possui um livro premiado em japonês, Okaerinasai, e uma obra que recebeu ilustrações com os personagens de Mauricio de Sousa: Lendas Japonesas (JBC e Mauricio de Sousa Editora). Também é coautor de várias obras, incluindo “Origens” (Editora do Brasil), que recebeu o Selo Cátedra Unesco de Leitura – PUC Rio e foi selecionado para o Catálogo de Bolonha, na Itália.
É vice-presidente da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil e editor da seção em língua portuguesa da Revista Brasil Nikkei Bungaku. É membro da Comissão de Atividades Literárias em Língua Portuguesa do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, e membro correspondente de várias academias e associações literárias, como a Academia Taubateana de Letras, a Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências e a Associação de Escritores de Bragança Paulista.
Como editor da Telucazu Edições, tem publicado obras de estreia de autores e autoras que vêm despontando no cenário literário nacional, com relevantes prêmios, incluindo autores nikkeis e obras de referência sobre cultura japonesa, tendo como exemplo “História da Literatura Clássica Japonesa” (no prelo), de autoria de Meiko Shimon e Andrei Cunha, “O Cérebro Japonês – a importância da língua japonesa”, do Dr. Raul Marino Jr., e “Breves Reflexões sobre o Sistema Jurídico Japonês à Luz do Direito Comparado” (no prelo), do Dr. Massami Uyeda.
Na literatura também possui experiência como jurado de prêmios literários; palestrante convidado de vários eventos, como a Bienal do Livro do Rio; professor de Criação Literária; e como curador, da Festa Literária de Vinhedo.
Vive de e para a literatura. Site: www.andrekondo.com