Oficial pela Academia do Barro Branco da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tendo passado para a reserva no ano de 2006, após 30 anos de serviços prestados.
Tendo completo domínio da língua japonesa, o coronel Taniguchi sempre prestou colaboração e apoio aos policiais japoneses que vinham a São Paulo, ora como estagiários, ora em viagens de estudos.
Foi bolsista do Ministério de Relações Exteriores do Japão em 1992, ocasião em que visitou as cidades de Tokyo, Kyoto, Aichi e Hiroshima.
Após este acontecimento marcante na vida pessoal e profissional, a sua participação em projetos e eventos alusivos ao intercâmbio entre as polícias do Japão e Estado de São Paulo tornou-se ainda mais intensa e oficial.
Dentre outras, citamos as seguintes:
– participação no Seminário de Policiamento Comunitário promovido pela Agência Nacional de Polícia do Japão (ANP), realizando visitas às Polícias de Tokyo, Shizuoka, Chiba, Osaka, Aichi e Gunma.
– seguindo orientações do Comando Geral da Polícia Militar, participou ativamente das tratativas junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e Consulado Geral do Japão em São Paulo, para introduzir, na Polícia Militar do Estado de São Paulo, o modelo de policiamento comunitário da polícia japonesa.
– por solicitação da Agência Nacional de Polícia do Japão (ANP), participou ativamente das tratativas sobre envio de quatro oficiais do policiamento de choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo para auxiliar a polícia japonesa no policiamento em campos e estádios, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol (2002), organizado pelo Japão e Coréia do Sul.
– participou do Curso de Policiamento Comunitário promovido pela JICA e Agência Nacional de Polícia do Japão, realizando visitas às Polícias de Tokyo, Mie e Chiba.
– a convite da Academia Nacional de Polícia do Japão proferiu palestra aos policiais nas províncias de Nagano e Shizuoka e também aos alunos daquela Academia. Saliente-se que nessas províncias era grande a concentração de “dekasseguis” brasileiros.
É integrante da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo e da Associação Beneficente Cultural Nipo-Brasileira de Colônia Paulista (Região Sul da Capital).
Atualmente ocupa o cargo de Administrador Geral da Associação Assistencial de Saúde Suplementar Cruz Azul Saúde (Operadora de Planos de Saúde) e é Membro Suplente do Conselho de Administração da São Paulo Previdência – SPPrev, nomeado para um mandato de dois anos.
No ano de 2003 foi homenageado pelo Cônsul Geral do Japão em São Paulo pelos relevantes serviços prestados para fortalecimento de relações entre Japão e Brasil.
No ano de 2008, por ocasião da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, foi homenageado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, em reconhecimento da sua dedicação e empenho na promoção de relações de amizade entre Japão e Brasil, alcançando notáveis resultados.