Kazuo Watanabe

Kazuo Watanabe é mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, foi o primeiro desembargador nikkei do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), professor-doutor da Faculdade de Direito da USP; participou da elaboração da Lei dos Juizados Especiais de Pequenas Causas, do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, das alterações do Código de Processo Civil (CPC) de 1973, incorporadas ao novo CPC; da criação do Processo Coletivo Brasileiro; do aperfeiçoamento da conciliação e mediação.

Tem-se dedicado, também, ao intercâmbio na área de Direito com o Japão, em especial com a Universidade Keio, tendo sido agraciado com o título Doutor Honoris Causa por essa Universidade. É presidente do Conselho Deliberativo da Associação Harmonia de Educação e Cultura. É fundador e ex-presidente do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão, fundador e ex-presidente do CEBEPEJ (Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais) e ex-presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

Kazuo Watanabe foi distinguido com a condecoração de Sua Majestade o Imperador do Japão, pela sua atuação tanto na área jurídica como também junto às entidades da comunidade nipo-brasileira, com especial destaque na divulgação e preservação da cultura japonesa no Brasil.