Kiyoshi Ishitani

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1962, é titular desde então do escritório Ishitani & Advogados Associados, em Curitiba, atendendo o Consulado Geral do Japão no Paraná, subsidiárias brasileiras de empresas japonesas e a comunidade nipo-brasileira paranaense. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da APAEX (Associação Paranaense dos Ex-Bolsistas do Japão), entidade que reúne todos os bolsistas paranaenses, cuja diretoria é eleita anualmente, promove encontros frequentes, além de jantares mensais, e no corrente ano está comemorando 35 anos de existência.

Tem proferido palestras sobre carreira diplomática em diversas entidades, inclusive na Universidade Estadual  de Maringá, na qualidade de Cônsul Geral Honorário das Filipinas desde 1995, como advogado e consultor jurídico  do Consulado Geral do Japão no Paraná, como presidente, por dois mandatos, da Sociedade do Corpo Consular no Estado do Paraná, entidade que congrega todos os cônsules acreditados junto ao Governo do Paraná, e na condição de pai de três (três) filhas Diplomatas Brasileiras de carreira (Itamaraty).

Sempre participou e colaborou com entidades da comunidade nipo-brasileira, tendo ocupado diversos cargos na Sociedade Cultural Beneficente Nipo-Brasileira, na Câmara de Comércio Brasil-Japão e em outras entidades. Kiyoshi Ishitani foi distinguido com a condecoração de S.M. o Imperador do Japão, pela sua atuação tanto na área jurídica como também junto às entidades da comunidade nipo-brasileira, com especial destaque na divulgação e na preservação da cultura japonesa no Brasil.