Bolsista de 1980, como filho do idealizador da Casa de Estudantes Harmonia desde cedo esteve acompanhando o movimento épico dos imigrantes da Associação Rikkokai para a arrecadação de fundos iniciado em 1947 logo após o termino da II Guerra Mundial para a construção da Casa. Sempre esteve ligado até hoje como Conselheiro acompanhando a evolução do Harmonia que se tornou uma escola do infantil ao curso médio referência de ensino em São Paulo.
Koitiro Hama foi o 2º. Presidente nissei da entidade após Katsumi Sanda advogado e também bolsista Gaimushô Kenshusei de 1976. Nesse período de 1981 a 1985 contribuiu decisivamente para as mudanças necessárias para manter os ideais dos fundadores preocupados com a educação e preservação da cultura japonesa no Brasil.
Como um dos fundadores do Nippon Country Club há 55 anos, Koitiro Hama esteve sempre ligado ao clube em funções de direção tendo contribuído para transformar o Nippon em um dos legados mais significativos da imigração japonesa como clube de lazer e esportes de maior expressão no Brasil. Koitiro Hama ainda é atuante como Presidente do Conselho Deliberativo do Nippon.
O Nippon Country Clube tem sido bem-sucedido na missão de preservar as raízes japonesas e transmitir a cultura japonesa no programa anual de festividades e cultivar o espirito de cooperação com grande número de voluntários dedicados às atividades do clube. Atualmente com mais de 30% de associados de origem não Nikkei, o Nippon se orgulha de ser um clube com alma japonesa quanto a ordem, disciplina, inovação, trabalho coletivo e divulgador da cultura japonesa.
Como engenheiro trabalhou como executivo de empresa multinacional sueca Atlas Copco sendo também diretor da ABIMAQ – Associação Brasileira da Industria de Maquinas que defende os interesses dos fabricantes de máquinas.
Exerce atualmente a função de diretor da Fluxo Soluções Integradas, empresa líder de mercado em soluções inovadoras para medição, controle e tratamento de fluidos no mercado de óleo e gás, mineração e petroquímica.