Mário Osassa

Mário Osassa, bolsista do Gaimushô Kenshusei da primeira turma,  em 1965. À época era ele vereador da cidade de São Paulo, cargo que ocupou por várias legislaturas e foi eleito líder de seu partido graças a sua inegável vocação política. Político sério e comprometido foi nomeado Secretário de Abastecimento do Município pelo então prefeito Olavo Setúbal e posteriormente foi diretor da Comgás e assessor da Ceagesp.

Em 1969, foi responsável pelo convênio de cidades irmãs entre São Paulo e Osaka, foi presidente da Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, sendo o primeiro brasileiro a assumir a direção de uma associação de província japonesa, participou do Conselho do jornal São Paulo Shimbun e foi membro de diversas entidades beneficentes. Como advogado, ajudou inúmeras associações fundadas por japoneses a se regularizarem formalmente como entidades culturais.

Na sua vida acadêmica e profissional, Mário Osassa cursou concomitantemente Direito e Línguas Clássicas, com destaque para o grego, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra da USP.

Trabalhou como professor antes de ingressar na área política. Por sua dedicação ao ensino, uma rua da cidade de Embu das Artes recebeu o nome de professor Mário Osassa.

Foi um dos mais atuantes presidentes da Associação dos Ex-Bolsistas do Gaimushô Kenshusei. Por sua atuação ímpar em prol do engrandecimento da comunidade nipo-brasileira e dos laços de amizade entre o Brasil e o Japão, foi instituída a Medalha Mário Osassa com que a nossa Associação homenageia figuras que se distinguem pelo trabalho incomum a favor da sociedade .

Mário Osassa nasceu em 15/03/1931 e nos deixou em 28/12/1998.