Massami Uyeda

Mestre e Doutor em Direito pela Univ. São Paulo foi Promotor de Justiça de São Paulo, após Juiz de Direito e Desembargador do TJSP, e detém a honrosa posição de primeiro Nikkei brasileiro a atingir o posto de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Professor de Direito Público, em especial de Direito Administrativo. É fundador e Conselheiro do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão, hoje membro do Conselho Superior dessa instituição.

Especialista em Direito Comunitário Europeu, formado em pós-graduação “lato sensu” pela Escola da Magistratura Francesa, em Paris. Conselheiro da Escola Paulista da Magistratura e Coordenador de Curso de Especialização nessa mesma entidade. Autor de obras jurídicas. Membro da Academia Paulista de Magistrados.

Por ter prestado relevantes serviços em prol da integração do “dekassegui” brasileiro no Japão, em 2007, foi agraciado em 2008 com a Medalha de Reconhecimento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e, em 2011, com a Medalha do Mérito da Câmara Federal dos Deputados. Em 2008 integrou a Comitiva Oficial da Presidência da República do Brasil, representando o Poder Judiciário Brasileiro, nas cerimonias do Centenário da Emigração Japonesa para o Brasil, em Tóquio. Em 2008 foi nomeado pelo Presidente da República do Brasil Membro da Comissão de Honra das Comemorações pelo Centenário da Imigração Japonesa para o Brasil.