Tadayosi Wada

Bolsista de 1987, formado engenheiro civil e eletricista, iniciou a sua vida profissional no Laboratório de Pesquisa dos Materiais na Ford Company e depois na General Eletric na área de Produtos Novos. Posteriormente, passou para o setor de Assistência à Motores de Tração de Bondes e de Locomotivas Diesel da GE e à grandes motores e Geradores das Industrias como COSIPA, KLABIN, CSN, USIMINAS entre outros. Mais tarde foi convidado pela Light Serviços de Eletricidade S/A para trabalhar na área de Manutenção de Usinas e Subestações. Depois que passou para AES Eletropaulo fez carreira como Engenheiro Especialista, Chefe de Divisão e Chefe do Departamento de Estudos Técnicos de Subestações e de Linhas de Transmissão da empresa.

Fez parte da Comissão de Maquinas Girantes Elétricas e da Comissão de Materiais Isolantes Elétricos da Associação Brasileira de Normas Técnicas –ABNT.

Um dos grandes méritos do Tadayosi Wada consiste na perpetuação da antiga Casa de Estudantes Harmonia hoje conhecida e respeitada principalmente na região do ABCD e na comunidade Nikkei como Associação Harmonia de Educação e Cultura ou simplesmente Harmonia. É Diretor Presidente da entidade desde 1993 até a presenta data.

O Harmonia foi construída com o suor e persistência de imigrantes japoneses liderados pelos associados do Rikkokai, que levaram 7 anos para construir a Casa de Estudantes Harmonia que foi inaugurada em 1953, completou em 2013 60 anos de profícua atividade tendo abrigado mais de 2000 estudantes pré e universitários até 1985 e posteriormente tendo se transformado em escola modelo completa desde infantil até curso médio, hoje com 430 alunos matriculados.

O Harmonia tornou-se uma referência como escola integral com o ensino obrigatório de 4 línguas inclusive japonês, inglês e espanhol além do currículo obrigatório. É equipado com o que há de mais moderno para o ensino da língua japonesa e é rico na transmissão da cultura japonesa desde hábitos de respeito aos mais velhos e superiores como também da cultura japonesa que impregna o dia a dia do Harmonia

Comandou a transição de uma casa de estudantes para escola de alto nível, presidindo a Associação Harmonia nos últimos 25 anos. Foi o responsável pela transformação do Harmonia com a ampliação do patrimônio notadamente com a construção da nova escola infantil com o apoio do governo japonês e dos ex-internos do Harmonia que apoiaram em massa o novo movimento.

O Harmonia é hoje um centro irradiador da cultura japonesa, sendo rotineira a comemoração de datas nacionais japonesas como o dia do menino e da menina e ensino de lutas marciais, taikô, comida japonesa, valores positivos da cultura japonesa como responsabilidade, respeito, honestidade, perseverança, solidariedade, lealdade.

O Harmonia tem todas as condições de se manter como um dos patrimônios legados pelos imigrantes japoneses no Brasil e que contribuiu para a formação dos estudantes nikkeis e que tem tudo para contribuir para a preservação da cultura japonesa nos próximos 50 anos.

O Harmonia tem desenvolvido em paralelo um intenso programa de intercâmbio com escolas japonesas que enviam equipes de jovens futebolistas que anualmente participam de um mini campeonato com equipes de tradicionais clubes de futebol com São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras. Por outro grupos de estudantes do Harmonia tem feito viagens ao Japão para conhecer o Japão principalmente quanto a cultura.

É sócio efetivo do Lions Clube Internacional pelo Lions Clube São Paulo Aclimação onde ocupou todos os cargos diretivos. Foi Chefe da Divisão e Chefe no Gabinete da Governadoria Regional. Foi um dos fundadores da Associação Nikkeis de Leões do Brasil, entidade que deflagrou o Movimento de Retomada do Hospital Santa Cruz para a comunidade Nipo-brasileira tendo sido membro da Diretoria Executiva do Hospital por algumas gestões.

Na comunidade Nikkei, foi 2º Vice-Presidente  da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo , sendo atualmente membro do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal. Faz parte também da Diretoria Executiva do Nippon Country Clube há várias gestões. Fez também parte do Comitê Executivo da Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Em 2014, Tadayosi Wada foi agraciado pelo governo japonês, por meio do Ministério de Relações Exteriores com o Diploma de “Reconhecimento pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão” (Gaimu Daijin Hyogo). O diploma de “Reconhecimento do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão” é concedido anualmente a pessoas (descendentes ou não de japoneses) que estão no exterior e que contribuíram para o fortalecimento das relações entre o Brasil e o Japão.