Rodrigo Hayakawa tomou posse como presidente da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei para a gestão 2024/2025. A cerimônia aconteceu no dia 28 de junho no salão nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), em São Paulo.
A cerimônia reuniu cerca de 40 pessoas entre bolsistas e convidados. Dentre as autoridades presentes estava o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu; o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa; e o presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio.
Bolsista de 2005, Hayakawa assumiu a presidência no lugar de Rogério Kita. Juntamente com a nova diretoria, apresentada durante o evento, ele terá como desafios os preparativos para a comemoração do aniversário de 60 anos da bolsa Gaimusho Kenshusei, e a organização do 7º Encontro Nacional a ser realizado em Londrina (PR).
O recém-empossado presidente explicou que, desde que foi escolhido para ser um dos bolsistas Gaimusho Kenshusei, sentiu “uma grande responsabilidade e uma enorme gratidão ao governo japonês pela oportunidade de ter participado do programa da bolsa”.
“Dessa forma, assumir a presidência dessa entidade, representando todos os bolsistas que tiveram esse seu privilégio, é honrar esse legado e manter vivo nosso passado junto da comunidade nipo-brasileira e ao governo japonês”, disse Hayakawa, afirmando espera contar com apoio de sua diretoria, dos senpais e de sua família.
Na oportunidade, o secretário Matheus Misumoto apresentou o novo site da associação e a bolsista Carol Ayako fez um emocionante relato da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Durante a cerimônia, foram prestadas ainda homenagens póstumas a Suyeko Konai Hirashima (esposa do Dr. Hideki Hirashima), Ioshimi Moriyama Watanabe (esposa do Dr. Kazuo Watanabe) e a Koto Nakae, que presidiu a associação na gestão 2000/2001.
Perfil
Rodrigo Hayakawa, bolsista de 2005, tem 49 anos, é casado e pai de duas filhas. Graduado em Engenharia Civil pela Unesp com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, atualmente atua como controller do Trench Rossi Watanabe. Já trabalhou na IBM e PwC (PriceWaterHouseCoopers).
Também é diretor do Kodomo no Sono e tesoureiro do Grupo Escoteiro CooperCotia. Foi presidente da JCI Brasil-Japão em 2005, diretor da JCI Brasil nas gestões 2007 e 2008, e vice-presidente da JCI Brasil em 2006 e 2009.
Confira a composição da diretoria ABEBGK para a gestão 2024/2025
Presidente: Rodrigo Hayakawa
Diretora de Bolsas: Márcia Nakano Kawase
Vice-Presidente: Alvaro Yamamoto
Tesoureiro: Fernando Matsumoto
2º Tesoureiro: Alexandre Kawase
Secretário: Matheus Misumoto
2º Secretário: Fabio Maeda
Diretoria de Tanomoshi: Jairo Uemura
Diretoria Social: Eric Naoki Nakandakare
Diretoria de Projetos: Erika Tomioka, Henry Yuzo Arimura, Roberto Sekiya
Diretoria do Encontro Nacional 2025: George Hiraiwa, Luciano Matsumoto
Diretoria dos 60 anos ABEBGK: Jorge Sototuka, Rogério Kita, Tério Uehara
Diretoria do livro dos 60 anos: Carol Ayako
Diretoria de Comunicação: Erika Yamauti, Juliane Massaoka
Diretoria de Relações Públicas: Coji Yanaguita, Jorge Sototuka, Jun Mabe, Rodrigo Goulart, Tomio Katsuragawa
Diretoria de Relações Institucionais: Marcelo Shiraishi
Diretoria Cultural: Alessandra Koga
Grupo de Orientação: Rogério Kita, Rodolfo Wada, Leandro Hattori, Tério Uehara, Jairo Uemura
Conselho Fiscal: Leandro Hattori, Rodolfo Wada, Rogério Kita
Conselho Fiscal Adjunto: Coji Yanaguita, Jairo Uemura, Tério Uehara
Conselho Consultivo: Kazuo Watanabe, Kihatiro Kita, Kiyoshi Harada, Jo Tatsumi, Massami Uyeda, Tuyoci Ohara
(Com informações de Aldo Shiguti, do site Nippon Já)