O Consulado-Geral do Japão em São Paulo promoveu um encontro com o professor Alberto Matsumoto em 1º de outubro, em sua residência oficial. Cerca de 30 ex-bolsistas Gaimusho Kenshusei participaram do evento.
Além de rever outros ex-bolsistas, o evento foi uma oportunidade na qual o estudioso da comunidade nikkei compartilhou seus conhecimentos com os brasileiros.
Também discursaram o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu; o presidente da Associação Brasileira de Ex-bolsistas Gaimusho Kenshusei, Rodrigo Hayakawa; e o primeiro bolsista no Brasil, Dr. Kazuo Watanabe.
Durante o encontro também foram abordados assuntos como os 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão, a serem comemorados em 2025.
Currículo
Juan Alberto Matsumoto é licenciado em Relações Internacionais pela Universidad del Salvador em Buenos Aires, e mestre em Direito Laboral e Econômico pela Universidad Nacional de Yokohama.
Dirige a Consultoria IDEA NETWORK, é intérprete judicial da Corte de Yokohama e Tóquio (penal, civil e familiar). Professor de Economia, Sociedade e Direito Latinoamericano na faculdade de direito de Dokkyo University, em Saitama.
Realiza palestras e conferências sobre temas migratórios, América Latina, Recursos Humanos globais, Direito, entre outros. Também dá cursos e oficinas de capacitação de funcionários públicos em gestão de migrantes estrangeiros.
É instrutor de bolsistas nikkeis da América Latina e de voluntários de cooperação japoneses para América Latina na Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) Yokohama. Colunista de vários veículos de mídia latinos do Japão e do Discover Nikkei (Estados Unidos).
Em outubro de 2017 obteve o prêmio de Gratidão à Cooperação Internacional do Presidente da JICA, e em agosto de 2022 o Prêmio Chanceler do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.